21.10.11

Alzheimer - Há que exercitar a mente

As Palavras Cruzadas aqui publicadas foram elaboradas tendo em consideração alguns exercícios que se crê serem benéficos para o nosso cérebro: ler ao contrário (como é habitual nas Sopas de Letras), escrever ao contrário... para além, claro, de fazer um jogo de Palavras Cruzadas.
Assim, nas «horizontais», lemos bem e teremos que escrever as palavras ao contrário, de trás para a frente. Nas «verticais», temos o enunciado escrito de modo invertido, o que nos obriga a ler ao contrário... aqui, as palavras são escritas normalmente.
Algumas das pistas testam a sua memória e o cálculo matemático também não foi esquecido.
Para que mais pessoas consigam completar o passatempo, forneço a lista das palavras utilizadas, ordenadas alfabeticamente.

Este passatempo é o resultado de uma primeira experiência... espero que seja útil na prevenção e combate a doenças neurológicas como é o caso do Alzheimer.

Clique na imagem para ampliá-la e imprima:

As Palavras Cruzadas são indicadas para exercitar a mente

...!solucsó e soxelpmA


Tem Facebook?... Gostava que gostasse das seguintes páginas:.
;-)

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Dou-lhe os meus parabéns pelo exercício. Acabei neste momento de aplicar ao idosos que acompanho e gostaram muito de o realizar e perceberam a sua pertinência.

    Pediram-me mais palavras cruzadas assim e eu não encontro mais, sabe-me dizer onde posso encontrar mais? ou que programa me pode ajudar a construir uma assim?

    Atenciosamente,
    Ana Santos

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ana,

    Antes de mais, obrigado pelo comentário.
    Este passatempo resulta de uma primeira experiência, é único... talvez faça outros idênticos, assim tenha disponibilidade ou sinta que há um grande interesse por parte das pessoas que já o fizeram e então passará a ser uma das minhas prioridades.
    O passatempo não foi feito por um programa, foi feito por mim.
    Até lá, sugiro que aproveite outros passatempos do blogue, também bons exercícios para o cérebro.

    Cumprimentos,
    Paulo Freixinho

    ResponderEliminar

Para mecenas